A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também conhecida como Medicina Chinesa (em chinês 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história milenar de mais de 3.000 anos.
A MTC foi desenvolvida empiricamente a partir da experiência clínica, e documentada em muitos textos e livros, hoje clássicos. Se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo do Qi (que pode ser traduzido com "ar", "sopro vital" e "energia vital", segundo algumas traduções), da relação das forças opostas e complementares Yin e Yang, da Teoria dos cinco elementos e do Sistema de circulação da energia pelos canais/meridianos do corpo humano.
Atualmente a MTC conta com diversos estudos científicos sobre suas práticas. No site de artigos científicos Pubmed são encontrados cerca de 268.000 artigos sobre "Chinese Medicine" e 37.000 artigos sobre "Acupuncture".
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, a MTC procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento complementar das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
Os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa são:
Tui Na ou Tuiná (推拿) - Técnica de massagem em que se usa pressão e manipulação sobre pontos específicos do corpo.
Acupuntura (針疚) - Uso de inserção de agulhas em pontos específicos do corpo.
Terapia alimentar chinesa (食療) ou dietoterapia chinesa - Uso de alimentos com base nos princípios da MTC.
Auriculopuntura (耳燭療法) ou reflexologia auricular/auriculoterapia - Estimulo de pontos da orelha que influenciam o corpo.
Moxabustão (灸) - Estimulo de pontos do corpo através do calor.